Home Comunicação Notícias INESC TEC ganha concurso mundial de resolução de problemas de operação de redes elétricas

INESC TEC ganha concurso mundial de resolução de problemas de operação de redes elétricas

#Redes Elétricas Inteligentes

05 maio 2017

A competição desafiava equipas em todo o mundo a desenvolver soluções para um conjunto de problemas específicos, difíceis, da operação de sistemas elétricos de energia, utilizando técnicas meta-heurísticas e envolvendo grandezas discretas e contínuas num ambiente muito não-linear. O tema era o problema conhecido como OPF (optimal power flow) cuja importância para a moderna segurança e eficiência económica da operação de redes elétricas é reconhecidamente vital. Para resolver o exercício, os investigadores utilizaram a técnica Evolutionary Particle Swarm Optimization (EPSO), recorrendo ao algoritmo originalmente desenvolvido no INESC TEC por Vladimiro Miranda, publicado em 2002 no World Conference on Computationa Intelligence do IEEE e progressivamente melhorado desde então.

No desafio, o EPSO, na versão moderna DEEPSO, “provou ser o mais competitivo da atualidade a nível mundial”, refere Vladimiro Miranda, o que garantiu o primeiro lugar à equipa do INESC TEC.

Os dois investigadores apresentaram a solução durante o General Meeting do IEE PES, que decorreu dia 29 de julho em Washington DC, juntamente com mais cinco equipas selecionadas como as melhores entre muitas dezenas de competidores. Aí, receberam a confirmação e também o diploma de vencedores da competição. Para o diretor do INESC TEC, a distinção significa “nova afirmação internacional de tecnologias made in INESC TEC e nova chamada de atenção mundial para a qualidade do trabalho no nosso país”.

Os investigadores com ligação ao INESC TEC referidos nesta notícia têm vínculo às entidades parceiras do Laboratório Associado: INESC Porto e FEUP.

Aviso! Ao navegar no nosso site estará a consentir a utilização de cookies para uma melhor experiência de utilização.

Conheça as nossas Políticas de Privacidade e Cookies aqui.