Home Comunicação Notícias INESC TEC participa no novo projeto Europeu InteGrid na área das Smart Grids

INESC TEC participa no novo projeto Europeu InteGrid na área das Smart Grids

#Redes Elétricas Inteligentes

28 março 2017

Este projeto assume como objetivo desenvolver e demonstrar em ambiente real, em Portugal, Suécia e Eslovénia, soluções inovadoras de gestão da rede de distribuição e novos serviços energéticos com elevada escalabilidade e replicabilidade, envolvendo os cidadãos, comunidades e empresas.

A participação do INESC TEC divide-se pelo Centro de Sistemas de Energia (CPES) e o Laboratório de Software Confiável (HASLAB).

O CPES é o coordenador técnico do projeto e tem uma participação ativa nas atividades relacionadas com novas ferramentas para gestão da rede elétrica e criação de modelos de negócio inovadores para clientes do setor industrial e doméstico.

A participação do HASLAB está focada no desenvolvimento de uma nova plataforma de mercado, em conjunto com a SAP, com o objetivo de estimular o aparecimento de novos modelos de negócio na área de gestão de dados, na exploração da flexibilidade no consumo de energia elétrica e na eficiência energética.  

Do projeto fazem parte por 14 parceiros de oito países europeus (Portugal, Alemanha, Espanha, Suécia, Holanda, Áustria, Eslovénia e Reino Unido), que cobrem toda a cadeia de valor, com operadores de redes de distribuição, comercializadores, empresas de TIC, consumidores industriais, PME e instituições de I&D, em colaboração com os organismos relevantes ao nível nacional e da União Europeia.

Em Portugal, entre os parceiros associados, destacam-se a EDP Distribuição, o Center for New Energy Technologies (CNET), o INESC TEC, as Águas de Portugal, a DNV GL e a SAP.

Este projeto foi financiado ao abrigo do programa de investigação e desenvolvimento da União Europeia Horizonte 2020 com o acordo número 731218.

A responsabilidade pelo conteúdo publicado nesta página é exclusiva dos seus autores. Não reflete necessariamente a opinião da Agência de Execução para a Inovação e as Redes (INEA) ou da Comissão Europeia (CE). A INEA ou a CE declina toda a responsabilidade pela utilização que possa ser feita das informações nela incluídas.

INESC TEC, janeiro de 2016

Aviso! Ao navegar no nosso site estará a consentir a utilização de cookies para uma melhor experiência de utilização.

Conheça as nossas Políticas de Privacidade e Cookies aqui.