Home Comunicação Notícias INESC TEC cria duas ferramentas pioneiras para interação entre operadores da rede de energia

INESC TEC cria duas ferramentas pioneiras para interação entre operadores da rede de energia

#Gestão de Energia

01 março 2021

A participação do INESC TEC no consórcio do projeto europeu TDX-ASSIST, através do Centro de Sistemas de Energia (CPES), resultou no desenvolvimento de duas ferramentas inovadoras que promovem a comunicação e a coordenação entre o operador da rede de transporte (ORT) e o operador da rede de distribuição (ORD) de energia.

Num contexto em que ORT e ORD dispõem de poucos mecanismos de coordenação entre si, estas novas ferramentas abrem espaço a uma melhor definição e manutenção dos pontos de operação nas subestações de interface, otimizando a gestão de ambas as redes de energia face à incerteza da produção renovável.

A ferramenta Interval Constrained Power Flow (ICPF) permite encontrar as áreas de flexibilidade nas subestações de interface constituídas por diversos pontos de operação, ajudando os ORT/ORD não só a perceber os limites de potência ativa e reativa trocados nessas subestações, mas também a decidir em conjunto os pontos de operação para as próximas 24 horas.

TDX - ASSIST ilustração

Após seleção dos pontos de operação, a ferramenta Stochastic Sequential Optimal Power Flow (SSOPF) otimiza os controlos na rede de distribuição, nomeadamente a posição das tomadas dos transformadores e das baterias de condensadores, e a ativação das flexibilidades existentes, para manter as trocas de potência ativa e reativa previamente acordadas pelos operadores de rede considerando a variabilidade da produção renovável. Esta ferramenta minimiza o número de ações a tomar ao longo das próximas 24 horas, otimizando a utilização dos diversos equipamentos.

Estas ferramentas trazem benefícios tanto para o ORT como o ORD, através do conhecimento com rigor das trocas nas subestações primárias para as próximas 24 horas e da otimização das redes em conformidade com vista à minimização de perdas e dos trânsitos de potência reativa. Também para os consumidores alavanca o desenvolvimento de mercados locais de flexibilidade para participação ativa na operação das redes.

Ambas as ferramentas foram testadas com sucesso em ambiente real, através de uma colaboração entre o INESC TEC e a E-REDES. Estão agora prontas para serem escaladas e implementadas em vários cenários.

Sobre o TDX-ASSIST

TDX-ASSIST é um projeto europeu focado no desenvolvimento de uma infraestrutura de tecnologias de informação e comunicação para facilitar as futuras interações entre ORT e ORD.

Além das ferramentas desenvolvidas pelo CPES, o projeto incluiu o desenvolvimento de mecanismos de normalização da informação (Common Information Model - CIM) trocada entre os dois operadores e uma plataforma de interação que assegura a proteção de dados, a interoperabilidade e a escalabilidade necessárias a um contexto de operação coordenada.

O TDX-ASSIST foi financiado pela Comissão Europeia e liderado pela Brunel University London. Do consórcio fizeram ainda parte outras instituições europeias: EDF R&D (França), Fraunhofer IEE (Alemanha), R&D Nester (Portugal), OFFIS (Alemanha), ENTSO-e (Bélgica), REN (Portugal), E-REDES (Portugal), EIMV (Eslovénia), ELES (Eslovénia), Elektro Gorenjska (Eslovénia) e INESC TEC (Portugal).

Aviso! Ao navegar no nosso site estará a consentir a utilização de cookies para uma melhor experiência de utilização.

Conheça as nossas Políticas de Privacidade e Cookies aqui.