Home Redes Elétricas Inteligentes Notícias INESC TEC desenvolve novas funcionalidades de controlo para posto de transformação do futuro

INESC TEC desenvolve novas funcionalidades de controlo para posto de transformação do futuro

#Redes Elétricas Inteligentes

22 dezembro 2021

O INESC TEC encerra projeto que desenvolveu novas funcionalidades de controlo para o posto de transformação do futuro, tendo em conta aspetos construtivos, ambientais e elétricos. O trabalho foi realizado no âmbito do projeto NEXTSTEP - NEXT distribution SubsTation improvEd Platform.

Como resultados, o projeto apresentou um transformador mais amigo do ambiente, de maior rendimento e menor nível de ruído, o desenvolvimento de um layout mais eficiente e adaptado à integração de novos equipamentos, a definição de soluções eco-friendly, com vista a potenciar um melhor comportamento e integração paisagística, bem como a integração de equipamentos inovadores para a regulação da tensão e integração de equipamento de medição e monitorização baseado em sensores wireless mais compactos.

Em concreto, o INESC TEC, através do Centro de Sistemas de Energia (CPES), contribuiu para a especificação da arquitetura funcional do sistema de monitorização e controlo do Posto de Transformação (PT) e para o desenvolvimento da camada de inteligência, com algoritmos para apoiar a operação da rede de baixa tensão e monitorizar e controlar o posto de seccionamento e transformação. “A maior capacidade de monitorização e controlo permitirá a implementação de funcionalidades inovadoras na rede de baixa tensão tal como self-healing, ou seja, o mapeamento automático da rede de baixa tensão e controlo automático da tensão”, refere Clara Gouveia, investigadora responsável do projeto.

De referir que o principal utilizador desta tecnologia será o operador de rede de distribuição. A nível individual, as soluções de monitorização e armazenamento de energia poderão ter ainda uma aplicação prática noutros setores da energia, como a indústria e as comunidades energéticas.

O projeto NEXTSTEP terminou em novembro de 2021, com um evento de encerramento que decorreu na Figueira da Foz, local onde se encontra instalado o PT que integra grande parte das soluções desenvolvidas no projeto.

O consórcio do NEXTSTEP é constituído, para além do INESC TEC, pela Efacec Energia, entidade líder, ENEIDA.IO, Instituto de Sistemas e Robótica-Universidade de Coimbra e ITeCons. A EDP Distribuição é também um parceiro estratégico e impulsionador do projeto.

Apoiado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à I&DT, na vertente de copromoção, o projeto NEXTSTEP envolveu um investimento elegível de cerca de 2.7 milhões de euros e um incentivo FEDER de cerca de 1.6 milhões de euros.

A investigadora mencionada na notícia tem vínculo ao INESC TEC.

Aviso! Ao navegar no nosso site estará a consentir a utilização de cookies para uma melhor experiência de utilização.

Conheça as nossas Políticas de Privacidade e Cookies aqui.