Carregador Inteligente de Veículos Elétricos
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Desenvolvidos no âmbito dos projetos H2020 POCITYF e GreenDataAI, este dispositivo de carregamento de veículos elétricos visa oferecer uma solução-protótipo, a integrar em ambiente de demonstração real, capaz de oferecer serviços avançados de suporte à rede de distribuição tendo em vista a integração inteligente e tecnicamente viável de carregamento de veículos elétricos de forma massificada nas redes de distribuição de baixa-tensão.
O dispositivo foi integralmente projetado, assemblado e programado no INESC TEC, pela equipa associada ao laboratório SGEVL (SmartGrids and Electric Vehicles Laboratoty) integrado no grupo CPES (Centre for Power and Energy Systems).
O desenvolvimento desta solução foi motivado por duas grandes necessidades. A primeira prendia-se com a necessidade de possuir controlo total sobre a conceção e operação das funcionalidades e modos de controlo e operação pretendidos de acordo com as necessidades, algo que normalmente não é disponibilizado em soluções comerciais existentes no mercado. A segunda prendia-se com a necessidade de implementar funcionalidades de controlo avançadas de funcionamento e de suporte à rede de baixa tensão que à data não existem nas soluções comerciais existentes no mercado.
De entre as várias funcionalidades de controlo avançadas implementadas destacam-se as seguintes:
- Implementação dos protocolos OCPP 2.0.1, ISO 15118 e IEC-61851 e mais além: O protótipo desenvolvido visa acompanhar o estado da arte no que respeita a padrões internacionais relativos à comunicação e controlo de carregamento de veículos elétricos, mas também ir além dos mesmos num contexto de previsão de necessidades futuras relacionadas com a massificação dos veículos elétricos. Normas como o OCPP (Open Charge Point Protocol) e ISO 15118 visam permitir funcionalidades como o Vehicle-to-Grid (isto é, comandar o veículo elétricos a disponibilizar parte da energia na sua bateria à rede elétrica) e de escalonamento temporal do carregamento de veículos elétricos utilizando informação como o SoC e energia requerida pelo veículo elétrico. Estas capacidades podem ser de grande mais valia técnica para a rede elétrica porque podem ser utilizadas para prevenir o agravamento dos picos de carga na rede elétrica, nas horas de maior consumo, que resultaria do carregamento dos próprios veículos.
- Capacidade de incorporação de algoritmos distribuídos: Esta capacidade permite utilizar a capacidade de processamento reminiscente nos carregadores de veículos elétricos para a execução de algoritmos de controlo avançados, que podem envolver Inteligência Artificial e conceitos como Blockchain e comunicação Peer-to-Peer.
Características técnicas principais