Carregador Inteligente de Veículos Elétricos

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Desenvolvidos no âmbito dos projetos H2020 POCITYF e GreenDataAI, este dispositivo de carregamento de veículos elétricos visa oferecer uma solução-protótipo, a integrar em ambiente de demonstração real, capaz de oferecer serviços avançados de suporte à rede de distribuição tendo em vista a integração inteligente e tecnicamente viável de carregamento de veículos elétricos de forma massificada nas redes de distribuição de baixa-tensão.

O dispositivo foi integralmente projetado, assemblado e programado no INESC TEC, pela equipa associada ao laboratório SGEVL (SmartGrids and Electric Vehicles Laboratoty) integrado no grupo CPES (Centre for Power and Energy Systems).

O desenvolvimento desta solução foi motivado por duas grandes necessidades. A primeira prendia-se com a necessidade de possuir controlo total sobre a conceção e operação das funcionalidades e modos de controlo e operação pretendidos de acordo com as necessidades, algo que normalmente não é disponibilizado em soluções comerciais existentes no mercado. A segunda prendia-se com a necessidade de implementar funcionalidades de controlo avançadas de funcionamento e de suporte à rede de baixa tensão que à data não existem nas soluções comerciais existentes no mercado.

De entre as várias funcionalidades de controlo avançadas implementadas destacam-se as seguintes:

- Implementação dos protocolos OCPP 2.0.1, ISO 15118 e IEC-61851 e mais além: O protótipo desenvolvido visa acompanhar o estado da arte no que respeita a padrões internacionais relativos à comunicação e controlo de carregamento de veículos elétricos, mas também ir além dos mesmos num contexto de previsão de necessidades futuras relacionadas com a massificação dos veículos elétricos. Normas como o OCPP (Open Charge Point Protocol) e ISO 15118 visam permitir funcionalidades como o Vehicle-to-Grid (isto é, comandar o veículo elétricos a disponibilizar parte da energia na sua bateria à rede elétrica) e de escalonamento temporal do carregamento de veículos elétricos utilizando informação como o SoC e energia requerida pelo veículo elétrico. Estas capacidades podem ser de grande mais valia técnica para a rede elétrica porque podem ser utilizadas para prevenir o agravamento dos picos de carga na rede elétrica, nas horas de maior consumo, que resultaria do carregamento dos próprios veículos.

- Capacidade de incorporação de algoritmos distribuídos: Esta capacidade permite utilizar a capacidade de processamento reminiscente nos carregadores de veículos elétricos para a execução de algoritmos de controlo avançados, que podem envolver Inteligência Artificial e conceitos como Blockchain e comunicação Peer-to-Peer.

 

Características técnicas principais

  • Monofásico AC / Potência nominal – 7.4kW
  • Potência máxima consumida pelo EVSE – 5W
  • Medidor de Energia - Atmel M90E26
  • HomePlug Green PHY(QCA7000)
  • Sistema Operativo Linux (Raspberry Zero W)
  • Wireless / Controlador Ethernet ENC28J60/IEE 802.3
  • ISO15118-2 Software Stack
  • OCPP 2.0.1 Software Stack
  • Conetor tipo 2 ou tipo 3 (7.2W)
  • Modo de carregamento: modo 3

 

Justino Miguel Rodrigues

Investigador Auxiliar

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